Kajuru diz que tragédia de Brumadinho já caiu no esquecimento da mídia

Da Redação | 27/02/2019, 17h07

O crime ambiental de Brumadinho já foi esquecido por grande parte da imprensa, disse nesta quarta-feira (27) o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Ele observou que não há mais comoção e classificou a mineradora Vale como assassina.

— O que significam, para esses e para essa parte da mídia, porque eu nunca generalizo, mais de 300 homens, mulheres e crianças assassinadas? Simplesmente, deletadas dos textos jornalísticos, cujo propósito verdadeiro é salvar os negócios — eu vou repetir: os negócios. Por que lembrar dos corpos soterrados de quem não sabemos sequer os nomes? Por que lembrar que a natureza morta em Mariana é irmã gêmea da falecida em Brumadinho, já que os negócios não choram por elas? —  questionou.

O senador acrescentou que a mineradora decidiu investir nos últimos dias R$ 1 bilhão em publicidade na mídia nacional. Ele garantiu que continuará lutando para que a nação tenha memória e futuro.

— A nossa consciência deve decidir o oposto do que a voz da mídia corporativa sussurra maledicentemente em nossos ouvidos para nos convencer de que, na verdade, o presidente da Vale, senhor Fabio, não tem ideia dos motivos do acidente, não tem culpa e não pode ser condenado. E que, por isso, deve continuar conduzindo os negócios com os seus métodos medievais e desumanos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)