Eduardo Braga comemora os 52 anos da Zona Franca de Manaus

Da Redação | 27/02/2019, 17h59

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) comemorou, em pronunciamento nesta quarta-feira (27), os 52 anos de existência da Zona Franca de Manaus. A prática dos incentivos fiscais, recentemente renovada até 2073, foi avaliada pelo parlamentar como responsável pelo êxito econômico e social do Polo Industrial de Manaus.

— O projeto Zona Franca de Manaus, e posteriormente das outras áreas de livre comércio, foi a resposta que o Brasil deu ao problema da estagnação econômica da Amazônia Ocidental, uma região imensa de importância estratégica para o Brasil, que parecia condenada a não ter qualquer futuro depois do melancólico fim do ciclo da borracha e do extrativismo — explicou.

O senador lembrou que a Zona Franca de Manaus colaborou com a integração da Amazônia ao restante do país e tem assumido papel fundamental na geração de riquezas quando, conforme salientou, mais de 90% de tudo que é produzido no polo é destinado ao mercado interno. Mesmo com os avanços, Braga reconheceu que novas políticas inclusivas, do ponto de vista econômico, social e ambiental ainda precisam ser implantadas na região.

— O Brasil precisa ter coragem de criar propostas de desenvolvimento sustentável dentro das terras indígenas para que o povo indígena possa ter melhoria na qualidade de vida. Esse é o sintoma e o diagnóstico de 52 anos da Zona Franca de Manaus e desse modelo. O Brasil precisa aprender com ele e precisa desenvolver novos projetos para que nós não percamos o protagonismo junto ao desenvolvimento sustentável, à preservação da floresta e ao desenvolvimento econômico e social do seu povo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)