Carlos Viana pede relatoria da CPI de Brumadinho

Da Redação | 27/02/2019, 20h44

Um mês após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), 131 pessoas ainda estão desaparecidas e 179 corpos foram encontrados. Além das centenas de mortos, o rompimento da barragem provocou a contaminação do rio Paraopeba. O Senado criou uma CPI para investigar o rompimento, a qual aguarda instalação.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) quer ser o relator dessa CPI. Ele defendeu, em entrevista ao programa Salão Nobre, da TV Senado, a mineração sem uso de barragens. “Nós não queremos o fim da mineração, mas não podemos deixar que o setor se autorregule e que, depois de uma tragédia, venha pedir desculpas”, disse.

Carlos Viana explicou que a comissão vai investigar como era a relação da Vale com os governos e qual a responsabilidade dos governos estadual e federal nesse episódio. “Se não cuidarmos agora, vai acontecer em outras cidades. E na próxima vez podem ser milhares”, alerta. A CPI terá onze titulares e sete suplentes e vai funcionar por 180 dias.

Segundo o Relatório de Segurança de Barragens, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil tem 24 mil barragens. Cerca de 900 estão registradas na Agência Nacional de Mineração (ANM). De acordo com o documento, pelo menos 45 barragens pelo pais são consideradas vulneráveis. A estrutura da barragem de Brumadinho é a mesma da de Fundão, da Samarco, que se rompeu em Mariana em 2015.

Programa Salão Nobre

Como sintonizar: http://www.senado.leg.br/noticias/tv/comosintonizar.asp

Estreia: 28/02, 20h, na TV Senado

Reprise: 01/03, 8h e 13h

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)