Alvaro quer criminalizar pesquisa eleitoral 15 dias antes das eleições

Da Redação | 27/02/2019, 17h58

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Alvaro Dias (Pode-PR) disse que apresentou proposta, a ser protocolada, que criminaliza a publicação de pesquisas eleitorais quinze dias antes das eleições. De acordo com proposição, a punição seria de detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$53.205 a R$106.410.

Alvaro, que concorreu à sucessão presidencial nas eleições de 2018, avaliou que a divulgação desse tipo de pesquisa há poucos dias da escolha confunde e leva o eleitor ao equívoco, citando como exemplo o que aconteceu em outubro passado.

— Nós sabemos que há institutos sérios e que, muitas vezes, erram, não por má-fé. Nós não estamos aqui prejulgando. O que nós estamos tentando é corrigir os erros, porque, ao final do processo eleitoral nós poderíamos dizer a alguns diretores de institutos de pesquisa que é melhor fechar as portas, pedir perdão ao povo brasileiro e ir plantar batata no semiárido nordestino sem chapéu, para ver o que é bom, porque, na verdade, o que se fez, especialmente nesta última eleição, é um escândalo em matéria de pesquisa de opinião pública — disse.

Alvaro ainda criticou a legislação vigente no que tange ao financiamento das campanhas e tempo de TV e rádio. E defendeu uma reforma eleitoral para evitar desequilíbrio nas disputas.

— O tempo de rádio e TV, a desigualdade é imensa. Não foi uma eleição, portanto, na sua plenitude democrática. Eu poderia dizer que foi uma eleição com desigualdades que retratam as desigualdades sociais vigentes no país, um retrato do que é o Brasil. Uma eleição das desigualdades — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)