Senadores participam de congresso mundial de telefonia móvel

Da Redação | 26/02/2019, 20h33

Os senadores Vanderlan Cardoso (PP-GO), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Esperidião Amin (PP-SC) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ) estão em Barcelona, Espanha, participando da Mobile World Congress (MWC), o mais importante evento da indústria de telefonia móvel do mundo. Os senadores fazem parte de uma comitiva que inclui ainda deputados e o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O congresso atrai, todo ano, milhares de visitantes interessados em informações ligadas à indústria da telefonia móvel, fazendo da feira um local ideal para os maiores lançamentos de produtos de telefonia, do mundo. Para Vanderlan, a ocasião é propícia para se discutir melhorias no serviço de telefonia e internet móvel no Brasil, podendo trazer para o país o que há de mais moderno no mundo.

— O Brasil ainda está muito atrasado quando falamos em telefonia móvel. Enquanto o mundo está entrando na era do 5G, temos cidades que nem sequer têm sinal de operadora de celular. Precisamos avançar muito para conseguir cobrir todo território nacional com serviço de telefonia e internet móvel. Hoje o Brasil tem 2.768 distritos sem cobertura de banda larga móvel — apontou Vanderlan.

O senador lembrou que o peso da carga tributária no Brasil é outro entrave para o desenvolvimento do setor. Ele conta que o País tem a maior carga tributária sobre serviços de banda larga fixa e móvel entre 178 países analisados.

— A média mundial é de 15% de impostos, no Brasil a população paga 40%. A alíquota do ICMS da banda larga, que é um dos impostos que mais pesam no bolso do Brasileiro, é igual ao do fumo, de bebidas alcoólicas e de armas de fogo.

Vanderlan Cardoso destaca que, agora na presidência da CCT, buscará promover o avanço da telefonia móvel no Brasil.

— A comissão está analisando o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/2016, que desatará algumas amarras do setor e trará mais avanços para o país, principalmente nas regiões mais necessitadas. A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) já está relatando o projeto, estamos conversando com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e com os nossos pares na comissão. Logo finalizamos com ele na CCT e enviamos para a votação em Plenário — previu.

Com assessoria do senador Vanderlan Cardoso

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)