Zequinha Marinho pede ajuda do governo federal no combate a praga que ataca fruticultura

Da Redação | 21/02/2019, 16h57

Em pronunciamento nesta quinta-feira (21), o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) fez um apelo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que ajude no combate à mosca da carambola, uma praga que ataca a fruticultura e tem entrado no Brasil pelos estados de Roraima e Amapá. Uma das preocupações do senador tem sido a velocidade com que o inseto se multiplica.

—  Se chegar a Belém, eu considero uma causa perdida, porque Belém é conhecida no Brasil e no mundo como a cidade das mangueiras — afirmou.

O senador fez um apelo à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmando que não acha eficiente a estratégia de colocar apenas os estados para fazerem o controle. Manter uma coordenação ou uma auditoria temporária também não é o suficiente. Ele ressaltou que um estado não vai admitir a autoridade de um sobre o outro.

—  Que o Ministério da Agricultura destaque representante seu, tanto para Roraima, quanto para o Amapá, para coordenar. Não é um problema só do Amapá, só de Roraima, é um problema do Brasil, e o estado do Pará está muito preocupado com isso, o governador, todos nós aqui, a bancada na Câmara, porque nós sabemos o tamanho do golpe que isso pode trazer ao estado do Pará e ao resto do país — disse.

Zequinha Marinho destacou ainda que o programa de combate e erradicação da mosca da carambola, mesmo existindo há décadas, não têm sido eficiente em seus objetivos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)