Modelo educacional brasileiro está falido, afirma Telmário

Da Redação | 21/02/2019, 13h28

O senador Telmário Mota (Pros-RR) criticou, nesta quinta-feira (21), durante pronunciamento em Plenário, o modelo de educação utilizado no ensino primário e secundário no Brasil. Para o parlamentar, a baixa classificação no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é resultado desse modelo, que ele afirma ser obsoleto, uma vez que foi desenvolvido no século 19.

— Esse sistema de estudo está baseado na memória a curto prazo e, em pouco tempo, os alunos esquecem quase tudo. Para que o Brasil possa entrar no nível dos países desenvolvidos e possa formar mão de obra de nível internacional, é necessário que os professores aprendam a nova técnica das aulas invertidas com o uso dos mapas conceituais, e abandonem definitivamente o sistema obsoleto das aulas expositivas — afirmou.

O parlamentar defende o modelo invertido de educação, desenvolvido nos Estados Unidos, no qual os alunos têm o primeiro contato com o conteúdo das disciplinas nas suas próprias casas, por meio de textos, vídeos e jogos. O tempo em sala de aula, passa, então, a ser utilizado para discussões, resoluções de dúvidas e dinâmicas em grupos

Os dados apresentados por Telmário foram da avaliação do PISA realizada em 2015, na qual mais de 50% dos jovens brasileiros não alcançaram o nível mínimo nas três áreas: matemática, ciência e leitura. A última prova do Pisa aconteceu em 2018, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)