Imagens da eleição para presidência do Senado serão analisadas pela PF

Da Redação | 21/02/2019, 17h25

Serão enviadas para a Polícia Federal (PF) as imagens da eleição para a presidência do Senado, no último dia 2 de fevereiro. A intenção é investigar como se deu o registro de um voto a mais (82) que o número de senadores aptos a votar durante o processo (81). De acordo com o corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a recomendação foi feita pela Polícia Legislativa do Senado.

— A Polícia Legislativa já me disse que não tem recursos suficientes para fazer a perícia em todas as imagens e recomenda que seja feita pela a Polícia Federal. Eu estou enviando para o presidente [do Senado, Davi Alcolumbre], para que ele, por meio da Mesa, solicite ao Ministro da Justiça que faça essa perícia em todos os 81 votos — explicou o corregedor.

O objetivo da perícia é descobrir como e por que havia 82 cédulas de votação para escolha do novo presidente do Senado, quando só existem 81 senadores. Além disso, duas cédulas estavam fora dos envelopes. Diante do fato, a votação foi anulada e um segundo procedimento foi realizado.

De acordo com Roberto Rocha, serão enviadas à Polícia Federal imagens das câmeras da TV Senado, do serviço de fotografia da Secretaria de Comunicação Social, das câmeras do circuito interno da Polícia Legislativa, de emissoras de TV comerciais e dos registros feitos pelas assessorias dos senadores. Além de vídeos, há mais de 11 mil fotos do dia da eleição, segundo o corregedor.

— Nós temos um banco muito grande de imagens, de vídeos e fotos, que permite fazer um trabalho que não deixe nenhuma dúvida — garantiu.

Para ele, apontar qualquer suspeito pela fraude neste momento seria precipitado. O corregedor afirmou que é preciso cautela para que nenhuma suspeita seja usada como “espetacularização", já que as investigações ainda estão em curso.

Somente depois que tudo for esclarecido, os responsáveis devem ser punidos. Segundo o senador, se o responsável for um parlamentar, pode ser aberto um processo no Conselho de Ética. Se o responsável não for um senador, o Ministério Público poderá investigar o caso e um processo administrativo poderá ser aberto contra o servidor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)