Senado fará sessão temática sobre desastre em Brumadinho

carlos-penna-brescianini | 20/02/2019, 20h13

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (20) a promoção de duas sessões especiais. Uma comemorativa à profissão de médico veterinário, proposta pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT). A outra, proposta pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e subscrita por 30 senadores, debaterá  as causas, consequências e responsabilidades pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). Ambas sessões terão suas datas definidas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A sessão especial destinada aos médicos veterinários homenageará os 110 anos de criação da Diretoria de Indústria Animal no Ministério da Agricultura, os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária. Também homenageará Alzira de Souza, uma das primeiras médicas veterinárias formadas no Brasil.

Já o rompimento da barragem em Brumadinho será debatido em uma sessão temática do Senado. Contarato explicou que fez uma série de convites e deseja discutir a questão com os principais responsáveis de cada área.

— Convidamos o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Bento Costa Lima, das Minas e Energia. Também convidamos uma série de pesquisadores universitários, especialistas em geologia, mineração, engenharia e meio ambiente. Queremos aprofundar essa questão agora, para cobrar as respostas e soluções — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)