Otto Alencar cobra formação de CPI para investigar tragédia de Brumadinho

Da Redação | 20/02/2019, 18h02

Durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (20), o senador Otto Alencar (PSD-BA) cobrou das lideranças partidárias as indicações dos integrantes para compor Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o rompimento de uma barragem da Vale, em Brumadinho MG).

Otto Alencar disse que a mineradora precisa ser investigada, e que a tragédia provocada pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão — que vitimou mais de 300 pessoas, entre mortos e desaparecidos — não pode ficar esquecida, a exemplo do que ocorreu com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

O senador destacou que o PSD já indicou dois nomes para compor a comissão, cujo requerimento de instalação foi lido há dez dias, em Plenário. A leitura do requerimento, preenchidos todos os requisitos constitucionais, marca a criação formal da CPI.

— Eu estou chamando a atenção para uma coisa grave, para punir uma empresa que, reiteradamente, vem cometendo, na exploração mineral em Minas Gerais e outras partes do Brasil, esses abusos e essa falta de competência e de cuidados com as vidas e o meio ambiente. A Vale precisa ser punida — defendeu.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) endossou a fala de Otto Alencar. Ele ressaltou que outras represas estão entrando em estado de atenção em Minas Gerais, o que vem gerando apreensão nas famílias, que já estão sendo removidas no município mineiro de Itabirito e em outras localidades.

— Eu peço aos senhores líderes a indicação dos membros para a nossa CPI, para que o Senado possa dar uma resposta altiva, uma resposta correta e firme nas investigações. E que possamos definir um futuro no Brasil para um setor que é muito importante, mas que não pode continuar infelizmente colocando as vidas abaixo, com menos valor que o lucro — declarou Viana, que subscreveu o requerimento de CPI e trabalhou para reunir as assinaturas necessárias para criação da comissão.

Em resposta a Otto Alencar, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, esclareceu que o PSL também já indicou os integrantes da comissão. E conclamou as lideranças dos demais partidos a fazer as indicações restantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)