CDH fará audiência com ministra Damares Alves nesta quinta

carlos-penna-brescianini | 20/02/2019, 10h55

A Comissão de Direitos Humanos do Senado recebe em audiência pública nesta quinta-feira (21) a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O convite foi negociado nos últimos dias entre a CDH e o ministério e o requerimento foi aprovado pela comissão na terça-feira (19). Damares falará sobre a perspectiva atual e para os próximos anos da execução das políticas de direitos humanos do governo.

— A ministra será recebida com toda a diplomacia e respeito que temos com nossos convidados. Ela terá garantido o direito a falar sobre seus projetos, sobre a perspectiva atual e para os próximos anos, da execução das políticas de direitos humanos — garantiu o presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS).

Paim explicou que, após as notícias e declarações da ministra nos dois últimos meses, achou importante convidá-la para que pudesse falar sobre suas prioridades. O senador acha fundamental iniciar um diálogo entre o ministério e a CDH. Segundo ele, a comissão tem uma visão muito ampla do que sejam os direitos humanos.

— Não é somente a discussão sobre tortura, por exemplo. Os direitos dos índios, os direitos da mulheres, os direitos dos negros ou dos deficientes físicos. Tudo está nos direitos humanos. O direito ao transporte é um direito constitucional, da mesma maneira que o direito à assistência dos portadores de doenças raras é  um direito humano. O direito à liberdade religiosa, ou mesmo de não ter religião é um direito que tem de ser respeitado. É muito importante estabelecermos um diálogo com o ministério para garantirmos os direitos humanos de todos os brasileiros.

A audiência está marcada para as 9h, no Plenário 6 da Ala Nilo Coelho, e será retransmitida pela internet. Também estará aberta a perguntas dos internautas, tanto pelo Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) como pelo Alô Senado (0800 61 2211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)