Chico Rodrigues defende regulamentação do garimpo artesanal

Da Redação | 15/02/2019, 14h54

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) defendeu, nesta sexta-feira (15), a regulamentação da atividade dos garimpeiros artesanais. O senador reconheceu a importância da preservação ambiental e da delimitação de terras indígenas em Roraima, mas avaliou que o estado é uma província mineral com reservas abundantes e sua exploração, por meio de uma legislação equilibrada, será importante para auxiliar na composição da matriz econômica do país.

— Então, eu diria que, coincidentemente, a maior parte dessas ocorrências está em áreas indígenas, áreas demarcadas. Sabemos da importância da manutenção da cultura, dos usos, dos costumes, das comunidades indígenas. Não queremos polemizar em relação à demarcação de áreas contínuas, agora eu acho que é necessária a exploração racional, obedecendo e respeitando o meio ambiente, mas não podemos deixar essas áreas riquíssimas — argumentou.

O senador informou também que a região é rica em nióbio, um tipo de mineral raro usado na indústria de alta tecnologia. Para ele, essa é mais uma razão para a regulamentação da garimpagem artesanal e assim ampliar a oferta de mão de obra na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)