Vanderlan critica falta de investimentos em ciência e tecnologia

Da Redação | 14/02/2019, 14h13

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) criticou a falta de investimentos em ciência e tecnologia, em pronunciamento nesta quinta-feira (14). Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), ele ressaltou a importância da comissão para o setor.

— Nós não vamos ficar ali durante dois anos discutindo simplesmente para onde vai essa rádio, essa concessão, somente na área da comunicação. Vamos ter diálogo sobre isso. Mas eu quero debater é ciência, é tecnologia, para resolvermos os problemas deste país, que está muito atrasado. É por isso que a CCT é de fundamental importância e nós temos que virar o foco para a ciência e a tecnologia, se nós quisermos voltar a crescer nesse país.

O senador criticou os aumentos abusivos das agências reguladoras de energia elétrica. Ele ressaltou ainda que o Brasil precisa voltar a gerar empregos e renda, mas tem deixado de lado a busca por alternativas, principalmente na área da energia.

— As agências reguladoras de energia produzem aumentos abusivos. Em Goiás aconteceu o abuso: a inflação, no último ano, foi algo em torno de 3,5%, mas o aumento da energia para o grande consumidor foi de 26%, e para o consumidor de baixa renda, ou seja, o pequeno consumidor, foi de 16%. O mundo avançou tanto na produção de energia e nós fomos ficando para trás — reclamou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)