Randolfe cobra solução para desabamento de porto no Amapá

Da Redação | 13/02/2019, 13h12

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu em pronunciamento, nesta terça-feira (12), que os agentes públicos do Amapá se unam para exigir das mineradoras Zamin e Anglo Americana o pagamento de indenização pelos prejuízos causados ao estado com o desabamento do porto de exportação de minério da cidade de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em 2013. Randolfe informou que na segunda-feira (11) ocorreu um novo desabamento.

Em 2013, o acidente resultou na morte de seis pessoas, destruiu a estrutura do porto e atingiu veículos e equipamentos. Além disso, parte do minério acabou dentro do Rio Amazonas. A obra estava paralisada desde então. A Anglo Americana foi apontada pelo Ministério Público Federal como responsável, mas sempre negou que tivesse culpa.

— Até hoje, já se passam mais de seis anos, famílias estão desamparadas, trabalhadores estão desamparados sem o pagamento dos seus direitos trabalhistas e o patrimônio está escorrendo aos nossos olhos: a estrada de ferro do Amapá; uma mina em Serra do Navio prestes a romper; um porto de minérios que desabou sobre a irresponsabilidade dessas duas empresas. E agora um novo desabamento — protestou o parlamentar.

Entre as cinco medidas apontadas pelo senador para atender as reivindicações do estado e da população, está a concessão de apoio material e psicológico às famílias vitimadas — acompanhamento que, segundo ele, tem sido incompleto. A situação da obra e suas consequências será um dos temas de debate na reunião da bancada do Amapá prevista para esta quinta-feira (14).

Randolfe também chamou a atenção para a situação da barragem de Pedra Branca do Amapari, que está listada entre as que correm risco de rompimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)