Antonio Anastasia (PSDB)

Da Redação | 18/01/2019, 18h00

Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu em Belo Horizonte em 1961 e é formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em direito administrativo cursado na mesma universidade, onde também é professor de direito.

Trajetória política: Em 1991, foi secretário-adjunto de Planejamento e Coordenação-Geral do então governador Hélio Garcia. Em 1994, foi secretário estadual da Cultura e de Recursos Humanos e Administração. Foi secretário-executivo dos Ministérios do Trabalho e da Justiça no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, elegeu-se vice-governador de Minas Gerais na chapa de Aécio Neves. Assumiu o governo quando o titular candidatou-se ao Senado em 2010. No mesmo ano, foi reeleito governador. Em 2014, elegeu-se senador.

Eleição/atuação: É autor de diversas proposições e foi relator da Comissão Especial do Impeachment, que culminou na cassação do mandato da então presidente da República, Dilma Rousseff, em 2016.

Suplentes: Alexandre Silveira de Oliveira (PSD) e Lael Vieira Varella (DEM).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Minas Gerais Senado

Senado Agora
10h02 Moro na CCJ : Os senadores começaram neste momento suas perguntas ao ministro Sérgio Moro. O primeiro a perguntar é o senador Weverton (PDT-MA), que criticou a postura do ministro e perguntou se ele não deveria se afastar do cargo.
09h52 Moro na CCJ: O ministro Sérgio Moro encerrou sua fala inicial. Ele disse ter havido uma invasão criminosa por grupo organizado com objetivo de invalidar condenações ou mesmo atrapalhar investigações em andamento ou atacar instituições.
09h19 Sergio Moro na CCJ : A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), acaba de abrir a audiência com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ex-juiz da Lava Jato terá 30 minutos iniciais para explicar suas conversas com Deltan Dallagnol.
Ver todas ›