Elmano Ferrer alerta sobre situação de risco de milhares de barragens

Da Redação | 17/12/2018, 19h14

O senador Elmano Férrer (Pode-PI) alertou sobre a situação de risco de milhares de barragens, ao falar sobre as duas últimas audiências públicas deste ano realizadas pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. As reuniões foram feitas no dia 21 de novembro, no Senado e no dia 3 de dezembro, na capital piauiense, Teresina.

Elmano Férrer disse que das 24.092 barragens cadastradas pela Agência Nacional de Águas no país, 3.543 foram classificadas como de risco e 5.459 com dano potencial associado.

O parlamentar piauiense destacou que a segurança de barragens não combina com burocracia e que é preciso ter recursos disponíveis para a execução ágil de ações necessárias para a prevenção de acidentes, pois muitas vezes as verbas só aparecem quando a tragédia já ocorreu.

— A manutenção é um grande problema, mas o desastre é um grande negócio. Isso acontece em todo o mundo. No Brasil não é diferente; no Piauí também não é diferente. Muitas vezes, os recursos para a prevenção não são liberados porque não há interesse. Depois do desastre, não há licitação, não há fiscalização nem controle. É o meio propício à corrupção — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)