Walter Pinheiro diz satisfeito ao se despedir do Parlamento

Da Redação | 13/12/2018, 11h02

O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) fez nesta quinta-feira (13) seu discurso de despedida do Parlamento. Ele disse que vai deixar o Poder Legislativo de forma positiva, pois acredita ter prestado um bom serviço à nação nos 26 anos de atuação na Câmara e no Senado.

— Com 26 anos de mandato parlamentar, é importante ajudar o processo de renovação. Não estou velho, mas acho que posso efetivamente contribuir em outra frente. E posso também ajudar de diversas formas, como tenho feito lá no Executivo da Bahia. [...] O Congresso foi uma grande escola. Aqui aprendi a conviver, aprendi a estudar mais, inclusive, a me aplicar, a trabalhar com todos os parâmetros do Legislativo, numa relação de contribuição com o meu estado e com a nação — afirmou.

O senador disse ainda que vai deixar o Senado com alegria, uma vez que vai poder ficar mais tempo na sua terra, a Bahia, e viver mais próximo da família, especialmente dos sete netos.

No balanço que fez de sua atuação no Legislativo, Walter Pinheiro lembrou de lutas importantes das quais participou, como a Lei de incentivo à Informática (que teve versões aprovadas em 1991, 2001 e 2014), a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997) e o Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 2014).

— Pude contribuir enormemente para a elaboração de um novo arcabouço legal para diversas áreas. Tive uma participação muito intensa, porque o momento em que cheguei a esta Casa era o momento em que se discutia no Brasil a reformulação de diversos setores da economia: energia, telecomunicações e petróleo. Duas delas, inclusive, áreas da minha atuação profissional — esclareceu.

O senador disse ainda ter orgulho de ter contribuído para que o país tivesse ganho cinco novas universidades e dezenas de escolas técnicas, atualmente os Institutos Federais. Segundo Pinheiro, na Bahia hoje são 35 unidades. Na época em que ele foi estudante, havia apenas uma.

— Com certeza, posso encerrar dizendo assim: combati um bom combate. Continuo com muita fé; a carreira vai continuar em outra direção. Mas uma coisa é importante dizer aqui: posso ter até desagradado a uns ou a outros, mas fiz também muito amigos — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)