Guaracy defende presídios menores para recuperar detentos

Da Redação | 13/12/2018, 11h35

O senador Guaracy Silveira (DC-TO) criticou, nesta quinta-feira (13), o sistema prisional do país, que, segundo ele, “virou um quartel de bandidos ou uma fábrica, uma linha de montagem de bandidos”. No pronunciamento, ele defendeu a construção de presídios menores, com capacidade máxima de 100 pessoas, para que possa haver um trabalho mais efetivo de recuperação dos presidiários.

— É impossível num lugar onde existem mil bandidos, alguém dominá-los. Se é difícil liderar 100 pessoas boas, honestas e corretas, imagine mil bandidos? Nós não podemos ficar pensando em construir grandes presídios porque lá ninguém é recuperado. As pessoas são recuperadas em pequenos grupos onde se pode trabalhar pessoalmente cada um.

Guaracy afirmou ainda que já apresentou projeto de lei com esse objetivo, pois, segundo ele, o índice de recuperação nos presídios no sistema presidiário brasileiro é menos do que 10%, enquanto que os outros 90% voltam a ofender a lei. Ele comentou ainda que eles voltam piores e mais preparados para o crime.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)