Biblioteca do Exército recebe homenagem em sessão solene do Congresso

Da Redação | 12/12/2018, 16h06

O Congresso Nacional promoveu nesta quarta-feira (12), no plenário do Senado Federal, sessão solene para homenagear a Biblioteca do Exército (Bibliex), que completa 137 anos de criação. A homenagem foi requerida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e pela deputada Conceição Sampaio (PSDB-AM).

O senador Eduardo Braga apontou algumas funções da Bibliex, entre elas a contribuição na formação militar.

— Uma importante função da biblioteca é a distribuição de livros didáticos para escolas de formação do exército, pelotões especiais de fronteira, tiros de guerra e o sistema colégio militar do Brasil, pontuou.

Criada em 17 de dezembro de 1881, a Bibliex, também conhecida como Casa do Barão de Loreto, atende ao público civil e militar, promovendo conferências, palestras, encontros e exposições. A Bibliex foi efetivamente instalada em 4 de janeiro de 1882 no então Quartel do Campo da Aclamação, hoje Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A inauguração contou com a presença do Imperador d. Pedro II.

— Uma biblioteca é muito mais que um ambiente com estantes, mesas e livros a serem emprestados, como muitos erroneamente podem definir, estamos comemorando um lugar, comemorando pessoas, compromisso, conhecimento e cultura, estamos aqui para celebrar uma biblioteca vitoriosa, a Biblioteca do Exército Brasileiro, destacou a deputada Conceição Sampaio.

Participaram da homenagem o presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), José Coelho Ferreira, os ministros do STM José Barroso Filho, Carlos Augusto de Sousa e Marco Antônio de Farias, além do diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Riyuzo Ikeda e do diretor da Bibliex, Marco André Leite Ferreira.

O ministro José Barroso Filho finalizou a sessão ressaltando que a Bibliex destina-se a “contribuir para o provimento, edição e difusão da cultura por meios bibliográficos” além de ser, segundo ele, um repositório de saberes de pessoas de bem que produzem em prol do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)