Julgamento pode mudar eleições no Amapá, diz Capiberibe

Da Redação | 04/12/2018, 15h54

O senador João Capiberipe (PSB-AP) informou nesta terça-feira (4) que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) incluiu na pauta desta quarta-feira (5) o julgamento do governador do estado, Waldez Góes, acusado de desvio de recursos de empréstimos consignados feitos pelos servidores públicos do Amapá em 2009 e 2010. O julgamento foi paralisado em setembro por pedido de vista do Ministro Raul Araújo. Caso Waldez seja condenado, poderão ser convocadas novas eleições no Amapá.

A expectativa é grande porque o Supremo Tribunal Federal (STF) em um processo semelhante condenou um prefeito por ter cometido o mesmo crime, de desviar recursos dos consignados. Essa jurisprudência do STF, disse Capiberibe, aumenta as chances de que amanhã o STJ conclua o julgamento acompanhando esse entendimento do Supremo Tribunal Federal.

— O governador foi à reeleição e a garantiu comprando votos, utilizando a estrutura do Estado para a contratação de cabos eleitorais. Então, ele responde hoje a vários processos no TSE, mas esse do Superior Tribunal de Justiça, que vai a julgamento amanhã (quarta-feira), a partir das 14h30, é muito importante para o Amapá. Se condenado, teremos nova eleição; se absolvido, o Governador poderá governar com tranquilidade. Então, é importante que se conclua o julgamento — declarou o senador em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)