Dário Berger afirma que país tem que reduzir burocracia e insegurança jurídica

Da Redação | 04/12/2018, 16h07

O senador Dário Berger (MDB-SC) afirmou nesta terça-feira (4) que o futuro governo tem um grande desafio pela frente: enfrentar os obstáculos que impedem o desenvolvimento do Brasil, como a burocracia e a insegurança jurídica.

Na opinião dele, o excesso de normas e de órgãos provoca insegurança jurídica, uma vez que aumenta a chance de tomada de decisões conflitantes, divergentes e desconexas pela administração pública de todos os níveis.

Só na área tributária, foram editadas 390 mil normas federais, estaduais e municipais desde que a Constituição de 1988 entrou em vigor, fato que, na opinião do senador, representa um verdadeiro deboche com quem trabalha e produz.

— Estima-se que, no Brasil, as empresas têm de lidar, em média, com mais de 4 mil normas tributárias todos os meses. Portanto, somos uma pátria com um pé no futuro e outro acorrentado no passado.

Para Dário Berger esse ambiente desfavorável aos negócios é antigo. Por isso, é importante superar essa realidade,  resgatar o crescimento econômico e retomar o emprego e o aumento da renda.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)