Senado comemora 80 anos de criação do Gabinete de Segurança Institucional

Da Redação | 03/12/2018, 09h49

O Senado promove na quinta-feira (6), às 11h30, sessão especial para comemorar os 80 anos de criação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República,  completados em 1º de dezembro. A iniciativa é do senador Fernando Collor (PTC-AL).

O GSI foi criado por meio do Decreto-Lei 920, de 1938, que dividiu a estrutura da Presidência da República em Gabinete Militar e Gabinete Civil, cabendo ao primeiro a coordenação dos trabalhos do Conselho de Segurança Nacional.

Ao longo de 80 anos várias outras funções foram delegadas ao GSI, entre elas a das atividades de inteligência, hoje a cargo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a ele vinculada.

“Além do reconhecido profissionalismo e da excelência da formação dos quadros do GSI, podemos acrescentar o espírito de patriotismo e o sentido de missão de seus servidores que, durante essas oito décadas, prestaram inestimável contribuição ao desenvolvimento institucional brasileiro”, destaca Fernando Collor na justificativa do requerimento, subscrito pelos senadores Cidinho Santos (PR-MT), Pedro Chaves (PRB-MS) e Lasier Martins (PSD-RS) e das senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Simone Tebet (MDB-MS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)