Romário lembra Dia da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro

Da Redação | 28/11/2018, 16h39

O senador Romário (Pode-RJ) lembrou nesta quarta-feira (28) que em 3 de dezembro será comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, tem o objetivo de estimular a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência pautada na igualdade de oportunidades, acessibilidade e promoção dos direitos humanos. Segundo Romário, a data é importante para ampliar cada vez mais a acessibilidade e a inclusão de mais de 10% da humanidade.

O senador afirmou ainda que o tema é de interesse da população brasileira, lembrando que em outubro foram eleitos para o Senado todos os parlamentares que trabalharam na elaboração da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146, de 2015). A nova bancada tomará posse em primeiro de fevereiro de 2019. Ele citou Paulo Paim, do PT, reeleito pelo Rio Grande do Sul, Mara Gabrilli, do PSDB, eleita por São Paulo, e Flávio Arns, da Rede, eleito pelo Paraná.

— São parlamentares que souberam honrar seus mandatos e defenderam os interesses legítimos das pessoas com deficiência, tendo merecido o reconhecimento da população de seus estados. A reunião no Senado Federal dessa verdadeira seleção unida pela causa da acessibilidade e da inclusão nos enche o coração de muito orgulho e esperança. Aproveito o momento para conclamar os demais senadores que aqui estão e que continuarão, bem como os que estão chegando, para que juntem-se a esse time ao qual tenho a honra de pertencer. Essa junção me enche de esperança de que a partir do próximo ano conseguiremos alcançar feitos ainda maiores em prol dos milhões de brasileiros e brasileiras com deficiência.

Romário lamentou que, apesar dos avanços como a Lei Brasileira de Inclusão a acessibilidade e o cuidado com as pessoas com deficiência ainda não alcançou o ponto ideal no Brasil. Ele afirmou que a luta pelos direitos dessas pessoas deve continuar no Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)