Jorge Viana cobra protagonismo do Brasil e critica desistência de sediar a COP-25

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/11/2018, 17h13

O senador Jorge Viana (PT-AC) criticou nesta quarta-feria (28) em Plenário o fato de o governo brasileiro ter retirado a candidatura para sediar, em 2019, a 25ª edição da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-25), a ser realizada no ano que vem.

De acordo com o senador, seria importante para o país sediar o evento, em especial quando se verifica que o desmatamento na Amazônia aumentou 13 % entre agosto de 2017 e julho de 2018, segundo dados preliminares dos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

Outra preocupação manifestada por Viana é o aumento da temperatura do planeta por conta do aumento da emissão de gases do efeito estufa. Ele salientou a importância de cumprir o Acordo de Paris, assinado por 195 líderes mundiais, que estabelece que países devem manter o aquecimento global abaixo de 2ºC, buscando limitá-lo a 1,5ºC.

Com esse cenário, o senador disse ser fundamental que o Brasil receba a conferência da ONU.

— Ora, se o Brasil vai sediar a COP-25 aqui, vai poder apresentar para o mundo inteiro todo o seu esforço no sentido de cumprir o Acordo de Paris. O Brasil foi sede da Rio92, da Rio+20, é um grande protagonista de todo esse processo que culminou com a assinatura do acordo, em 2015 — declarou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)