Telmário Mota pede diálogo com Venezuela para resolver sobre refugiados

Da Redação | 27/11/2018, 19h01

O senador Telmário Mota (PTB-RR) defendeu o diálogo com a Venezuela para resolver a crise dos refugiados que afeta o seu estado. Ele considerou positivo o gesto do governo venezuelano de aceitar ajuda humanitária internacional.

O parlamentar entende que não deve ser instalado acampamento de triagem no território roraimense, mas na própria Venezuela, e inclusive indicou uma área que fica a 200 quilômetros da fronteira brasileira como ideal para esse propósito. Segundo Telmário, esse campo receberia ajuda internacional, principalmente de alimentos e remédios.

O senador disse também que o bom relacionamento com a Venezuela é muito importante para o estado de Roraima, que recebe 65% da sua energia daquele país por não estar interligado ao Sistema Elétrico Nacional.

— Se o Brasil ficar inimigo da Venezuela, Roraima corre o risco de ficar sem energia. Se isso acontecer, não serão apenas os venezuelanos que vão emigrar, o próprio povo de Roraima terá que emigrar. Para começar, vão todos se refugiar nas praças ou ruas de Manaus. Seria um caos absoluto. Ninguém no Brasil quer que isso aconteça, principalmente nós, do estado de Roraima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)