Farroupilha, no Rio Grande do Sul, pode ser declarada Capital Nacional da Uva Moscatel

Da Redação | 27/11/2018, 15h15

A cidade de Farroupilha (RS) poderá ser agraciada com o título de Capital Nacional da Uva Moscatel. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2018, aprovado nesta terça-feira (27) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta segue para análise em Plenário.

Do deputado Henrique Fontana (PT-RS), a proposta justifica que a cidade de Farroupilha é reconhecida pela qualidade no cultivo da uva moscatel, responsável pela produção de um dos tipos de espumantes mais apreciados no Brasil, tendo inclusive um dos seus vinhos, o Moscatel da Casa Perini, sido classificado como o 5º melhor vinho do mundo em 2017.

O relator, senador Paulo Paim (PT-RS), lembrou que Farroupilha obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis: moscatel espumante, vinho fino tranquilo branco moscatel, frisante moscatel, licoroso moscatel, mistela e brandy de moscatel. A variedade da uva conhecida por “Moscato Branco”, citou ainda, é tradicional da região desde os anos 1930 e não encontrada em outros países.

— A concessão do título de Capital Nacional do Moscatel, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida com destaque pelo município, representará, para os agricultores e para a população local, o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)