Comissão sabatina diplomata indicado para assumir a embaixada do Brasil em Belarus

Da Redação | 26/11/2018, 17h19

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina na quarta-feira (28) o diplomata Paulo Fernando Dias Feres, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Belarus, na Europa Oriental. A reunião tem início às 10h, na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Paulo Fernando Dias Feres tornou-se terceiro-secretário em 1986 e segundo-secretário em 1993. Por merecimento, chegou a primeiro-secretário em 1999, a conselheiro em 2005 e a ministro de segunda classe em 2009. O diplomata serviu nas embaixadas em Pretória (1991-94); Tóquio (1995-98); Berlim (2006-07); Santiago (2007-10); e Lisboa (2010-16). Em 2000, foi chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. No mesmo ano, assumiu a chefia da Divisão de Programas de Promoção Comercial, cargo em que permaneceu até 2006. A indicação é relatada pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

Belarus é uma república que conta com sistema político extremamente centralizado, sendo que o presidente detém a prerrogativa de nomear todos os membros do Conselho de Ministros, bem como de dissolver o Congresso e designar os governadores das províncias. O Legislativo, por sua vez, caracteriza-se como órgão de legitimação dos projetos do Executivo. Há, assim, pouco espaço para atuação da oposição. Em termos de política externa, Belarus apresenta movimentos pendulares em relação à Rússia e ao Ocidente, extraindo vantagens de um e outro. As relações diplomáticas entre Brasil e Belarus foram estabelecidas em 1992. No entanto, a embaixada de Belarus em Brasília foi aberta somente em 2010, e a Embaixada do Brasil em Minsk, apenas no ano seguinte.

O comércio bilateral apresenta deficit para o lado brasileiro, que importa grandes quantidades de cloreto de potássio, e exporta fumo, caixas de marchas para caminhões e açúcar. O Brasil é o principal parceiro de Belarus na América do Sul. No campo do intercâmbio comercial, destaca-se ainda a venda de aeronaves da Embraer para a Belavia, empresa aérea belarrussa.

Síria

Após a sabatina, será lido e concedida vista ao relatório sobre a indicação do diplomata Fábio Vaz Pitaluga, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Síria. A indicação é relatada pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)