Grupo Parlamentar Brasil-Argentina definirá plano de ação nesta terça-feira

Da Redação | 23/11/2018, 15h30

O Grupo Parlamentar Brasil-Argentina se reunirá nesta terça-feira (27) para o debate e votação de um plano de atuação. O encontro contará com a presença do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magariños, e do senador argentino Humberto Schiavoni, do partido Propuesta Republicana. A terceira reunião do grupo este ano está marcada para 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

As atividades do grupo foram retomadas no segundo semestre de 2017 com a aprovação do estatuto e do plano de trabalho para o biênio 2017-2018, que prevê a realização de reuniões bimestrais para incentivar maior cooperação bilateral e o fortalecimento da aliança estratégica entre os dois países.

O colegiado é presidido pelo senador Fernando Collor (PTC-AL), também presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Os cargos de vice-presidentes são ocupados pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) e pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

Cooperação

O grupo parlamentar foi criado em fevereiro de 2016 (Projeto de Resolução 5/2016) e tem como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos das duas nações. A autoria do projeto foi do senador Aloysio Nunes Ferreira, atualmente licenciado para ocupar o cargo de Ministro das Relações Exteriores.

Neste ano, o grupo parlamentar chegou a debater em audiência pública a criação de um organismo bilateral de metrologia entre os dois países com o objetivo de harmonizar os parâmetros de medições em geral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)