Senado lança site de credenciamento da imprensa para a posse presidencial

Da Redação | 21/11/2018, 20h22

O Senado lançou nesta quarta-feira (21) o site de credenciamento da imprensa para a cobertura da posse presidencial, que será realizada no dia 1º de janeiro, às 15h, no Congresso Nacional. Os veículos de comunicação deverão solicitar, até o dia 18 de dezembro, as credenciais de jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos de comunicação por meio de formulário disponível no portal. Devido às características dos espaços destinados à imprensa, o número de credenciais é limitado.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Senado, as credenciais atualmente em vigor não serão válidas para o dia da posse. Mas para os profissionais já credenciados no Senado, é necessário apenas o envio de correspondência do veículo de comunicação para o e-mail imprensaposse2019@senado.leg.br, solicitando o credenciamento especial. No caso de credenciamento específico para cobertura dos eventos nos Palácios do Planalto e Itamaraty, a solicitação deve ser feita diretamente àqueles órgãos.

As empresas jornalísticas cujos profissionais não estejam credenciados no Senado ou estejam registrados somente na Câmara dos Deputados, devem preencher e assinar o formulário. O documento deve ser encaminhado juntamente com o formulário específico para cada profissional — também disponível no site — acompanhado de uma foto 3x4 (colorida, de frente, com fundo branco e resolução mínima de 300 DPI) e documentos comprobatórios.

A Assessoria de Imprensa lembra ainda que é necessário indicar, na solicitação, o setor de imprensa pretendido pelo veículo. Os setores são:

— Rampa do Congresso Nacional e área externa da Chapelaria (em caso de chuva); somente fotógrafos e cinegrafistas;

— Salão Branco (área interna da Chapelaria);

— Salão Negro;

— Salão Verde;

— Mezanino do Plenário da Câmara dos Deputados; e

— Galeria do Plenário da Câmara dos Deputados (somente fotógrafos).

As credenciais serão entregues de 26 a 28 de dezembro, das 9h às 17h, na Polícia do Senado (subsolo do Anexo 2). A página na internet também está disponível em inglês e em espanhol e tem fácil navegação nas plataformas móveis.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensaposse2019@senado.leg.br ou pelo telefone (+55) 61 3303-4996.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)