Senado aprova indicado para a embaixada brasileira em Guiné-Bissau

Da Redação | 21/11/2018, 18h21

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a indicação do diplomata Fabio Guimarães Franco para a chefia da embaixada brasileira em Guiné-Bissau, na África. Foram 52 votos a favor e apenas dois contrários, além de uma abstenção.

Pela manhã, o indicado já havia sido sabatinado e aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Durante a sabatina, Franco ressaltou que o Brasil tornou-se de fato um país muito relevante para o dia a dia de Guiné-Bissau, país africano de língua portuguesa. Há hoje mais de 20 parcerias técnicas entre os dois países, responsáveis por uma média anual de quase 140 missões brasileiras dedicadas a formar quadros nesta nação africana.

— O embaixador Fábio Franco é um cidadão preparado, que desenvolve um trabalho excepcional na diplomacia brasileira. Nos últimos três anos serviu em Taiwan — declarou o senador Hélio José (Pros-DF).

Fábio Franco nasceu em 1965, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1986, formou-se em Finanças pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Entrou para a carreira diplomática em 1992.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)