Orçamento analisa obras com irregularidades identificadas pelo TCU

Da Redação | 20/11/2018, 12h00

No início do mês, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Comissão Mista de Orçamento (CMO) a paralisação de 10 obras custeadas, no todo ou em parte, com recursos federais por apresentarem indícios de irregularidades graves.

A recomendação do TCU está sendo analisada pelo Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades (COI), que auxilia a CMO e é coordenado pelo deputado Covatti Filho (PP-RS).

A pedido do COI foram convidados para discutir o assunto nesta quarta-feira (21) os ministros da Integração Nacional, Antônio de Pádua, e das Cidades, Alexandre Baldy. A audiência será realizada na sala da CMO (plenário 2 do corredor das comissões da Câmara dos Deputados), a partir das 14h.

Rodovias, Hemobras e Vila Olímpica

Na quinta-feira (22), a discussão será retomada às 9h, também no plenário da CMO. Desta vez será ouvido o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues Junior, já que, dos 10 empreendimentos listados pelo TCU, cinco deles dizem respeito à mobilidade.

São eles: travessia urbana nas BRs 235/407, em Juazeiro (Bahia); implantação do BRT em Palmas (TO); trechos 1 e 2 do corredor de ônibus Radial Leste, na cidade de São Paulo; e obra de construção da BR 040, em Petrópolis (RJ).

O TCU deve rever a sua posição quanto à construção da Vila Olímpica de Parnaíba (PI), cujos contratos com irregularidades já foram rescindidos, e à construção da Fábrica de Hemoderivados e Biotecnologia (PE), que já teve os pagamentos suspensos.

O ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, e o diretor de Desenvolvimento Industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), Oswaldo Cordeiro de Paschoal Castilho, também foram convidados para dar explicações aos parlamentares.

Da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)