Lídice da Mata celebra Dia da Consciência Negra e destaca a Revolta dos Búzios

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/11/2018, 17h46

Ao celebrar o Dia da Consciência Negra, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou nesta terça-feira (20), em Plenário, os 220 anos da Revolta dos Búzios e seus quatro líderes, hoje inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Lídice ressaltou que a revolta de 1798, também chamada Conjuração Baiana, inspirou-se na Revolução Francesa e buscava "inserir a Bahia na agenda civilizatória do mundo ocidental”. Mas foi duramente sufocada pelo então império português.

— Este exemplo histórico mostra claramente que a brutalidade, a insensatez, a arrogância e o autoritarismo estão presentes em nossa história há muito tempo. Do mesmo modo, ainda há muito tempo, homens e mulheres da Bahia e do Brasil lutam e doam suas vidas para que estes princípios do Iluminismo também se façam presentes em nossa sociedade — declarou a senadora.

Direitos humanos

Ela também associou os assassinatos da vereadora Marielle Franco (1978-2018) e do mestre de capoeira Moa do Katendê (1954-2018) a uma fase política de “catarse coletiva” e “culto à barbárie”, contrários aos avanços da Constituição no combate ao racismo e em favor dos direitos humanos.

Lídice, porém, exaltou o posicionamento firme e corajoso de “parte significativa” da sociedade, que segue resistindo a embarcar no “trem dos horrores”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)