Rádio Senado celebra os 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Russia

Da Redação | 19/11/2018, 11h54

A Rádio Senado começa a veicular nesta segunda-feira (19) a série especial “Brasil e Russia: 190 anos”. O programa aborda especialmente as relações atuais entre os dois países, a relevância do bloco formado pelos principais emergentes conhecido como Brics (sigla que inclui as primeiras letras de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — do inglês South Africa), o comércio bilateral e questões ligadas à cultura e ao esporte.

A série, com programas com média de 6 minutos de duração, vai ao ar as 8h30 da manhã durante o programa “Conexão Senado”, sendo reprisada às 10h da noite. Também está disponível na página da Agência Senado de Notícias na internet (www.senado.leg.br/noticias) e na página da Rádio Senado (www.senado.leg.br/radio).

Brasil e Rússia estabeleceram relações diplomáticas em 1828. O Brasil foi inclusive a primeira nação sul-americana com a qual a Rússia estabeleceu formalmente relações bilaterais.

Quem fala

Foram entrevistados o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor (PTC-AL), e alguns dos "russólogos" mais reconhecidos do país, como a economista Lenina Pomeranz (USP) e os historiadores Daniel Aarão (da Universidade Federal Fluminense e colunista do jornal O Globo) e Angelo Segrillo (USP), que estudaram na Rússia e já lançaram dezenas de livros sobre o país. Também falou com a reportagem o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), que abordou a presença e atuação da escola do Ballet Bolshoi em Joinville (SC).

A série será complementada no final de semana com uma reportagem especial, que será veiculada no sábado (24), às 10h da manhã, e no domingo, às 5h da tarde.

COMO OUVIR

Dia e horário: 8h30 da manhã durante o programa “Conexão Senado”, sendo reprisada às 10h da noite, no sábado (24/10) às 10h da manhã e no domingo (25/10) às 5h da tarde.
Para sintonizar: a Rádio Senado transmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras nove capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Manaus (106,9 MHz), Natal (106,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: os programas da Rádio Senado são distribuídos para quase 3 mil emissoras no país por meio da RadioAgência (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)