Incentivos para setor automobilístico promovem desenvolvimento do Nordeste, diz Otto

Da Redação | 08/11/2018, 11h42

Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Otto Alencar (PSD-BA) defendeu as iniciativas que, desde o governo Fernando Henrique Cardoso, deram estímulos e incentivos ao setor automobilístico no Brasil. Na opinião de Otto, os investimentos permitiram o crescimento e a geração de empregos em estados como a Bahia e Pernambuco.

O parlamentar comemorou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Medida Provisória 843/2018, que cria o Rota 2030, um novo regime tributário para as montadoras de veículos no Brasil, com a contrapartida de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias. A matéria, aprovada pelos deputados na noite de quarta-feira (7), pode ser levada ao Plenário do Senado ainda nesta manhã.

— Devemos chegar a mais de 60 mil empregos diretos e indiretos com a indústria automotiva, que é transformadora —defendeu.

Segundo Otto, o Rota 2030 vai permitir avanços na produção de automóveis mais modernos, com uso, por exemplo, de baterias elétricas, o que pode contribuir para reduzir a poluição com a diminuição do uso dos combustíveis fósseis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)