Cristovam Buarque chama de 'artimanha' o aumento de salários dos ministros do STF

Da Redação | 07/11/2018, 17h15

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) criticou nesta quarta-feira (7) a proposta de aumento para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que está na pauta do Plenário do Senado (PLC 27/2016). Para ele, o reajuste corresponde a uma “artimanha” para compensar a extinção do auxílio-moradia para a magistratura.

— O auxílio-moradia não deveria existir. Os outros trabalhadores não têm. Para quem está de passagem, tudo bem, mas para quem mora na mesma cidade [onde trabalha], não faz sentido. Agora querem manter com outro nome: vai se chamar 'salário'.

Pela proposta, o vencimento dos ministros do Supremo subiria de R$ 33,7 mil para R$ 39,3 mil — aumento de mais de 16%. Como esse valor corresponde ao teto de remuneração do serviço público, Cristovam afirma temer um “efeito cascata”, com aumentos para outras categorias do funcionalismo federal e também nos estados.

Para ele, se fosse para criar novas despesas com remunerações, seria mais correto começar por baixo.

— Por que aumentar o teto e não aumentar o piso salarial do professor, ou o salário mínimo? Eu não sei se as finanças aguentariam, mas justifica que a gente estude, analise quanto custa, se existem os recursos.

O senador afirmou que dar andamento a esse projeto mostra que a classe política “não entendeu” o recado das últimas eleições, quando o Senado e os governos estaduais tiveram as menores taxas de reeleição da história recente do país. Para Cristovam, o ideal é que o projeto seja ignorado pela Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)