Rogério Carvalho terá desenvolvimento econômico como prioridade do mandato

Da Redação | 05/11/2018, 13h07

A geração de emprego e o desenvolvimento econômico serão algumas das prioridades do senador Rogério Carvalho Santos (PT), o segundo mais votado para o cargo em Sergipe. Ele tem 50 anos, é médico e foi secretário de Saúde de Sergipe. Em 2006, elegeu-se deputado estadual e, de 2011 a 2014, foi deputado federal.

O senador eleito pretende defender a ampliação e exploração do pré-sal como alternativa para o desenvolvimento econômico do estado.

— A exploração do pré-sal em Sergipe pode gerar muitos empregos e aumentar a atividade econômica, com repercussão geral para o estado. Com a exploração será possível ampliar a rede de gasoduto para as principais regiões do estado que não têm acesso ao gás natural e facilitar a instalação de empresas — explicou.

Rogério Carvalho também vê como questão central para o desenvolvimento do estado a criação de universidades federais de Lagarto e de Itabaiana, a partir da transformação de dois campi da Universidade Federal de Sergipe.

Sobre a economia nacional, o futuro senador aposta na atuação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) para resolver a questão previdenciária. Ele foi relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei que deu origem à instituição. Segundo Rogério, existem várias formas de resolver o problema previdenciário “sem penalizar os trabalhadores que são vinculados ao Regime Geral de Previdência”.

— O Funpresp resolve o problema dos regimes próprios de previdência, que é onde está a crise — afirmou.

Justiça fiscal

Já em relação a uma reforma tributária, ele afirma que pretende atuar em prol de mais justiça fiscal no país, que possibilite a distribuição da renda.

— [Hoje] quem ganha menos paga mais e quem recebe dividendos não paga imposto, mas quem recebe salário paga. Estarei no Senado para defender um modelo de justiça tributária que permita ampliar a renda da maior parte da população distribuindo um pouco da riqueza do país — declarou.

Rogério quer ainda trabalhar para a conclusão da duplicação da BR-101 em Sergipe, por ser uma “obra estruturante”. A duplicação do trecho de 206 quilômetros foi iniciada em 2010 pelo governo federal, mas passou por interrupções por motivos orçamentários e ainda não foi concluída. O senador defenderá também a realização das obras do Canal do Xingó (que vai da Bahia a Sergipe) para levar água a municípios do sertão sergipano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2018 Senado Sergipe