Audiência pública vai discutir medicina personalizada no âmbito do SUS

Da Redação | 01/11/2018, 21h44

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai debater em audiência pública nesta terça-feira (6), a importância da prática de medicina personalizada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta do debate é da senadora Ana Amélia (PP-RS) e foi apoiada pelo senador e também médico Waldemir Moka (MDB-MS).

O modelo de medicina personalizada refere-se a um tratamento exclusivo em que as práticas e produtos ou remédios são escolhidos e adaptados para o organismo de cada paciente. A personalização dos serviços de saúde leva em conta principalmente o histórico e as características genéticas do paciente, que podem ser identificadas em exames farmacogenéticos.

A intenção dessa conduta médica é possibilitar, por exemplo, que se entenda os melhores tratamentos para cada pessoa a partir de informações genéticas sobre predisposição a doenças, como o câncer, e metabolização de medicamentos no organismo.

Para participar do debate, foram convidados Sandro Martins, coordenador-geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida; Marcelo Cruz, médico oncologista; Patrícia Prolla, médica geneticista; e Denizar Vianna, médico cardiologista.

A audiência está marcada para às 14h30, na sala 6 da Ala Nilo Coelho, no Anexo 2 do Senado. O debate será realizado em caráter interativo, com possibilidade de participação popular pelo Portal e-Cidadania e pelo Alô Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)