Disposto ao diálogo, Flávio Arns quer valorização da educação

Da Redação | 31/10/2018, 10h56

Flávio Arns (Rede-PR) retorna ao Senado após oito anos para defender a educação. O senador eleito pelo Paraná avalia que o momento histórico do país exige disposição para o diálogo entre todos os atores do mundo político.

— Oposição por oposição é inconcebível. A natureza do trabalho parlamentar é o entendimento, a comunicação com a sociedade, a interlocução com todos os setores. Construiremos juntos as respostas de que o Brasil precisa.

Arns tem uma vida profissional ligada à educação e às pessoas com deficiência, e vai priorizar esses temas. Segundo ele, é preciso discutir a educação integral, a valorização dos professores, o acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE) e o financiamento do setor.

— O Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] acaba em 2020. Precisamos investir muito nessa área para que ela seja a alavanca para mudanças.

Biografia

Formado em Letras e Direito e PhD em Linguística, Flávio Arns foi o segundo mais votado para o Senado pelo eleitores paranaenses em outubro, recebendo 2,3 milhões de votos. Foi deputado federal pelo PSDB por três mandatos (de 1991 a 2002) e este será o seu segundo mandato como senador: o primeiro, pelo Partido dos Trabalhadores, foi entre 2003 e 2011, período no qual chegou a presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Em 2010 foi eleito vice-governador do Paraná, acumulando o cargo com a chefia da Secretaria de Educação do estado. Flávio Arns foi presidente da Federação Nacional das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e do conselho deliberativo do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)