Humberto Costa defende frente democrática de oposição a Bolsonaro

Da Redação | 30/10/2018, 16h23

O senador Humberto Costa (PT-PE) conclamou os democratas do país nesta terça-feira (30) a formarem uma frente para fazer oposição ao governo de Jair Bolsonaro e impedir a possibilidade de retrocesso, de autoritarismo e de tortura.

Para Humberto Costa, Jair Bolsonaro é um caso único de governante eleito em que todos torcem para que ele não cumpra o que prometeu.

O senador afirmou que haverá resistência no Congresso às pautas contrárias aos interesses do país e da sociedade e a qualquer tipo de proposta que represente desapreço pela democracia.

— Nós não vamos aceitar a criminalização dos movimentos sociais, chamados de terroristas, por esse pequeno Mussolini dos trópicos. Não aceitaremos o empastelamento dos veículos de comunicação, como ele se propôs a fazer com o jornal Folha de São Paulo. Nem aceitaremos que instituições como o Supremo Tribunal Federal sejam fechadas por um cabo e um soldado.

Humberto Costa criticou ainda outras propostas apresentadas por Jair Bolsonaro, segundo ele, como o anúncio de saída do Mercosul, o alinhamento à direita fascista mundial, a venda de estatais e das riquezas naturais do país e a votação da reforma da Previdência apresentada pelo governo de Michel Temer sem discussão no Congresso.

Diferentemente do que ocorreu em 2014, continuou o senador, quando o PSDB não reconheceu o resultado das eleições, o PT disse que não vai contestar os números divulgados no último domingo.

No entanto, acrescentou ele, o partido vai cobrar do Tribunal Superior Eleitoral a investigação da denúncia de que a campanha de Jair Bolsonaro foi favorecida com o disparo de notícias falsas pelo aplicativo Whatsapp, financiado por empresários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)