Reeleito, Petecão vai priorizar municípios e educação

Da Redação | 29/10/2018, 11h33

Levar mais recursos para os municípios do Acre e estimular a presença dos professores na sala de aula. Essas serão as prioridades do senador Sérgio Petecão (PSD), reeleito para um novo mandato no Senado a partir de 2019. O parlamentar obteve 244.109 votos (30,71% do total) no dia 7 de outubro.

Para Petecão, é preciso fortalecer a relação das cidades com o governo federal. O senador promete dar igual tratamento aos 22 municípios acrianos, independente do grupo político que comande a prefeitura.

— Vamos focar nosso mandato tentando primeiramente ajudar a todos, através das emendas parlamentares. Nossas cidades são pobres e precisam muito das nossas emendas e, consequentemente, do governo federal. Nossa prioridade é fortalecer a relação com todos os prefeitos, independente de sigla partidária ou ideologia política — afirma.

O parlamentar defende ainda a aprovação do projeto de lei do Senado (PLS 445/2012), que isenta os professores da cobrança de imposto de renda. A regra vale para os profissionais de ensino infantil, fundamental, médio e superior. O texto foi rejeitado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), mas aguarda deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Petecão é o autor da matéria.

— É preciso criar qualquer incentivo para que possamos frear essa evasão de professores. Muitos estão saindo da sala de aula e estamos perdendo mão de obra especializada. Precisamos garantir que os professores tenham o mínimo de motivação para uma educação melhor — argumenta.

Sérgio de Oliveira Cunha nasceu em 1960, na cidade de Rio Branco (AC). Empresário, candidatou-se pela primeira vez a vereador, em 1984. Em 1990, filiou-se ao Partido da Mobilização Nacional (PMN). Em 1994, foi eleito deputado estadual, cargo para o qual reelegeu-se em 1998 e 2002. Petecão presidiu a Assembleia Legislativa do Acre em 2000, 2002 e 2004.

Em 2006, foi eleito o deputado federal com a segunda maior votação do estado. Derrotado para a prefeitura de Rio Branco em 2008, foi eleito em 2010 para o Senado. Atuou como membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); e Serviços de Infraestrutura (CI). Petecão é 2º suplente da Comissão Diretora. A chapa do senador tem como suplentes Maria das Vitórias (PSD) e Maria Alice (MDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)