Ione Guimarães comemora reajuste de piso salarial de agentes comunitários de saúde

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/10/2018, 18h05

A senadora Ione Guimarães (PTB-GO) disse que foi justa a decisão do Congresso de derrubar veto a artigo de lei que estabelece piso salarial de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, em discurso no Plenário nesta terça-feira (23). A derrubada do veto ocorreu em sessão do Congresso Nacional do dia 17 de outubro.

Segundo a senadora, é preciso reconhecer a valorizar o trabalho dessas categorias, por meio de uma política salarial digna, uma vez que atuam em ações de saúde em prol da população.

— Falo aqui a respeito de um piso salarial de módicos R$ 1.250 para agentes comunitários no ano de 2019, com uma progressão anual que resultará em R$ 1.550 em 2021, ao lado dos reajustes anuais fixados na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias], a partir de 2022. Valores ainda insuficientes, portanto, que nem de longe correspondem à centralidade do trabalho de tão dignos profissionais, em favor do bem-estar de cada um de nós, brasileiros, e sobretudo dos concidadãos mais humildes — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)