Para Sandoval, país não está preparado para atender demanda em saúde

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/10/2018, 17h17

O senador Airton Sandoval (MDB-São Paulo), alertou nesta quarta-feira (17) que a falta de investimentos pode inviabilizar o atendimento da população nas redes de saúde pública e privada.

Segundo ele, o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a redução das taxas de mortalidade e o crescimento da população exigem medidas para ampliar a oferta de serviços de saúde.

Além de não haver investimentos para melhorar o sistema, o setor experimenta, já há algum tempo, o fechamento de leitos e hospitais, lamentou o senador.

— Deveríamos estar assistindo a um grande esforço para ampliação da rede de atendimento, no entanto o que vemos é o contrário. Hospitais particulares que atendem pelo SUS estão sendo fechados, muitos leitos perdidos por todo o país, as santas casas vivem em penúria. Observem que o cadastro nacional de estabelecimentos de saúde do próprio Ministério da Saúde confirma que, de 2010 a 2018, o Brasil perdeu 34 mil leitos hospitalares que atendem pela rede pública.

O parlamentar citou ainda dados de pesquisa mundial feita pelo instituto Ipsos, publicados no jornal o Estado de São Paulo, que medem a percepção dos usuários em relação aos serviços de saúde.

De acordo com a reportagem, disse o senador, para 57% dos brasileiros os serviços de saúde do país são ruins, enquanto 20% afirmaram que não confiam no sistema de saúde, contra uma média de 40% em outros países que disseram confiar nos serviços.

Além disso, 66% dos entrevistados disseram que o país não oferece o mesmo padrão de atendimento para todos, acrescentou Airton Sandoval.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)