Eunício: 'Jamais me decepcionarei com a democracia'

Da Redação | 09/10/2018, 19h20

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou nesta terça-feira (9) que o resultado das eleições do último domingo fortaleceu a democracia e representou "a escolha livre e soberana do eleitor brasileiro". O índice de renovação no Senado foi de 85% — ou seja, 46 dos 54 cargos em disputa.

— O eleitor tomou uma posição de renovar o Congresso. A democracia é bela porque é assim. Por exemplo: eu perdi as eleições por 0,16% dos votos, em um colégio eleitoral de 6,2 milhões de eleitores. Isso é natural. Eu jamais me decepcionarei com a democracia. Ela é exatamente isso: a escolha livre e soberana do eleitor brasileiro.

Para Eunício, o resultado adverso “é natural no regime democrático”. O senador voltou a dizer que, a partir de fevereiro de 2019, vai se “recolher à vida pessoal”.

Sobre a disputa em segundo turno das eleições presidenciais, ele afirmou que, independentemente do resultado das eleições, pretende estar em Brasília no dia 1º de janeiro de 2019 para dar posse ao futuro chefe do Poder Executivo.

— A população tinha vários candidatos e escolheu dois para o segundo turno. Quem vencer tem que ter equilíbrio para harmonizar o Brasil, que está muito atritado. A democracia não permite a intolerância. Ela permite a convergência na divergência. Eu estarei aqui de plantão no dia 1º de janeiro de 2019 para dar posse ao novo presidente da República, seja o ex-ministro Fernando Haddad (PT), seja o deputado Jair Bolsonaro (PSL) — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)