Goiás terá senadores estreantes: Jorge Kajuru e Vanderlan

Da Redação | 07/10/2018, 19h42

Goiás terá dois senadores estreantes. O empresário Vanderlan Cardoso (PP), ex-prefeito de Senador Canedo (GO) e o vereador e ex-jornalista Jorge Kajuru (PRP). Eles foram eleitos, com 31,35% e 28,23% dos votos válidos, respectivamente, tendo sido apuradas 100% das urnas.

O empresário Vanderlan Cardoso é dono de uma das grandes empresas goianas no ramo de produtos alimentícios e de higiene, a Cicopal, que já se ramificou para outros estados. Esteve afastado do controle das empresas entre 2004 e 2017, quando priorizou a carreira política. Foi prefeito de Senador Canedo entre 2005 e 2010, tendo também se candidatado ao governo de Goiás em 2010 e 2014, além da prefeitura de Goiânia, em 2016.
Durante a campanha eleitoral, afirmou que pretende no Senado priorizar as discussões em torno da reforma tributária, do aumento de verbas para aplicação em segurança pública por parte de estados e municípios e de debates sobre um novo pacto federativo. Tem 55 anos de idade.

O primeiro suplente é Pedro Chaves (MDB). Completa a chapa  Jader Melo (PP).

Kajuru

Kajuru ficou conhecido no jornalismo esportivo, área em que atuou da segunda metade da década de 1970 até 2014. Elegeu-se como vereador mais votado da história de Goiânia em 2016, com 37,8 mil votos.

Como jornalista ou apresentador, Kajuru trabalhou no SBT, Band, Rede TV, ESPN Brasil e Esporte Interativo, dentre outras emissoras. Entre 1997 e 2003, foi proprietário da Rádio K, com base em Goiânia, mas com ampla cobertura no interior do estado. Além da cobertura esportiva, também marcou sua trajetória no jornalismo por denúncias relacionadas à gestão pública. Na Câmara Municipal de Goiânia, priorizou ações na área da saúde e na economia de recursos públicos.

Os suplentes eleitos são Benjamin Beze Junior (PRP) e Milton Mercêz (PRP).

Mudança

Os senadores Wilder Morais (DEM) e Lúcia Vânia (PSB), que tentavam a reeleição, deixarão o Senado a partir de fevereiro do próximo ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)