Conheça os candidatos ao Senado por Mato Grosso do Sul

Da Redação | 02/10/2018, 20h13

MATO GROSSO DO SUL - MS

Anisio Guato (Psol)

1º suplente: Conciliador Marcio (Psol)
2º suplente: Jacques (Psol)

Anísio Guilherme da Fonseca, 51 anos, é natural de Corumbá (MS) e educador popular. É membro da etnia Guató, um povo indígena da região do Pantanal que foi considerado extinto durante grande parte do século XX e hoje tem uma população de menos de 200 pessoas. Foi candidato a deputado federal em 2014 e a vereador em Corumbá em 2000, 2004 e 2008, mas não se elegeu.

Betini (PMB)

1º suplente: Meire Xavier (PMB)
2º suplente: Gislaine Rocha (PMB)

Dorival Betini, 54 anos, é natural de Campo Mourão (PR) e servidor público. Foi assessor da Casa Civil do governo de Mato Grosso do Sul ente 2015 e 2016, quando foi nomeado para chefiar a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do estado. Depois, assumiu a superintendência estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Beto Figueiró (Pode)

1º suplente: Herbert Assunção de Freitas (Pode)
2º suplente: Marco Aurélio (PDT)

Humberto Savio Abussafi Figueiró, 50 anos, é natural de Campo Grande (MS) e empresário. É dono de uma empresa imobiliária e também atua na advocacia, seu campo de formação. É sobrinho do ex-senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).

Delcídio Amaral (PTC)

1º suplente: Gazolla (PTC)
2º suplente: Niagara Kraievski (PTC)

Delcídio do Amaral Gomez, 63 anos, nasceu em Corumbá (MS). Engenheiro, foi ministro de Minas e Energia (1994) e secretário de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul (2001-2002). Foi senador por dois mandatos, eleito em 2002 e 2010. Foi líder do governo Dilma em 2015 e presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Cassado pelo Senado em 2016 após um desdobramento da operação Lava Jato, Delcídio foi absolvido pela Justiça Federal em 2018 e registrou sua candidatura. 

Gilmar da Cruz (PRB)

1º suplente: Josias de Carvalho (PRB)
2º suplente: Angelo Mendes (PRB)

Gilmar Neri de Souza, 50 anos, é natural de Poá (SP) e vereador em Campo Grande (MS). É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e foi missionário na África do Sul e em Moçambique. Está no segundo mandato como vereador, tendo sido eleito em 2012 e 2016. Originalmente seria candidato a suplente do senador Pedro Chaves (PRB-MS), mas assumiu a vaga devido à desistência do titular.

Marcelo Miglioli (PSDB)

1º suplente: Pastor Dionizio (PSB)
2º suplente: Daniela Hall (PSD)

Ednei Marcelo Miglioli, 47 anos, é natural de São José do Rio Preto (SP) e engenheiro. Foi secretário de Infraestrutura do governo de Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2018, tendo deixado o cargo para concorrer ao Senado. Também atuou na iniciativa privada. Além da formação como engenheiro, também é bacharel em direito e produtor rural.

Mario Fonseca (PCdoB)

1º suplente: Elias Camilo (PV)
2º suplente: Lucianne Pina (PV)

Mario Cesar Fonseca da Silva, 44 anos, é natural de Ponta Porã (MS) e advogado. Foi militante do movimento estudantil, eleito para a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1993 e para a presidência da União Paranaense de Estudantes (UPE) em 1994. Foi candidato a vice-prefeito de Campo Grande (MS) em 2016, mas não se elegeu.

Moka (MDB)

1º suplente: Mano (MDB)
2º suplente: Maria Emília (MDB)

Nascido em Cáceres (MT), Waldemir Moka Miranda de Brito tem 67 anos e disputa a reeleição como senador. Médico formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Moka é filiado ao MDB desde 1978. Foi vereador em Campo Grande entre 1982 e 1986. No ano seguinte foi eleito deputado estadual, tendo permanecido na Assembleia Legislativa por três mandatos. Em seguida foi eleito deputado federal. E depois de três mandatos na Câmara (1999-2011), elegeu-se senador (2010).

Nelsinho Trad (PTB)

1º suplente: José Chagas (DEM)
2º suplente: Professora Bazé (DEM)

Nelson Trad Filho nasceu em Campo Grande e tem 57 anos. Médico, tem especialização em cirurgia geral, urologia, medicina do trabalho e saúde pública. Foi eleito vereador em Campo Grande em 1992 e reeleito duas vezes. Pelo PTB, em 2002, foi eleito deputado estadual. Elegeu-se prefeito de Campo Grande em 2004 e conquistou a reeleição em 2008. Hoje é presidente regional do PTB em Mato Grosso do Sul.

Promotor Sergio Harfouche (PSC)

1º suplente: Edson Almeida (PSC)
2º suplente: Mackson Vianna (PSC)

Membro do Ministério Público há 25 anos, atuou em promotorias criminais e de família. Sérgio Fernando Raimundo Harfouche tem 55 anos, tendo nascido em Fátima do Sul (MS). Foi por 10 anos presidente do Conselho Estadual Antidrogas (Cead) e idealizou e coordenou um programa para prevenir a evasão e violência escolar (ProCeve).

Soraya Thronicke (PSL)

1º suplente: Rodolfo Nogueira (PSL)
2º suplente: Danny Fabricio (PSL)

Soraya Vieira Thronicke, 45 anos, é natural de Dourados (MS) e advogada. Atua nos ramos do direito empresarial e da família e patrocina casos pro bono em outras áreas. Também é empresária e preside um instituto de promoção de cursos e gestão de bolsas de estudo em empreendedorismo e democracia.

Zeca do PT (PT)

1º suplente: Laerte Tetila (PT)

2º suplente: Giselle Marques (PT)

José Orcírio Miranda dos Santos, 68 anos, nasceu em Porto Murtinho (MS). Bancário, foi um dos fundadores do PT. Em 1990, se tornou o primeiro deputado estadual pelo partido eleito em Mato Grosso do Sul. Zeca foi eleito governador em 1998, conquistando a reeleição em 2002. Foi eleito vereador de Campo Grande nas eleições de 2012. Em 2014, elegeu-se deputado federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)