Conheça os candidatos ao Senado pelo Tocantins

Da Redação | 02/10/2018, 19h45

TOCANTINS - TO

Antonio Jorge (PSL)

1º suplente: Coronel Parente (PSL)
2º suplente: Renato Bassani (PSL)

Antonio Jorge Godinho, 67 anos, é natural de Taguatinga (TO). Presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antonio Jorge foi deputado estadual constituinte em 1988, tendo sido reeleito em 1990. Em 1994, também venceu a disputa por uma vaga como deputado federal, sendo reeleito em 1998 para mais um mandato.

Ataídes Oliveira (PSDB)

1º suplente: Freire Junior (MDB)
2º suplente: Ferreirinha (MDB)

Candidato à reeleição, Ataídes de Oliveira, 59 anos, é natural de Estrela do Norte (GO). O candidato estudou em Anápolis (GO) e iniciou a carreira como empresário do ramo de consórcios, construção civil e revenda de veículos. Formado em Contabilidade e Direito, atuou como professor universitário e advogado tributarista. Suplente, assumiu em 2013 o mandato de senador, com o falecimento do titular, João Ribeiro.

César Halum (PRB)

1º suplente: Darci Garcia (Patri)
2º suplente: Aquiles Pereira (PRB)


Deputado federal em seu segundo mandato, César Hanna Halum nasceu em Anápolis (GO) e tem 64 anos. Médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás, Halum foi presidente do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Tocantins. Também foi prefeito de Araguaína (TO) e deputado estadual entre 2003 e 2010.

Eduardo Gomes (Solidariedade)

1º suplente: Darci Garcia (Patri)
2º suplente: Ogarci Pacheco (DEM)

Carlos Eduardo Torres Gomes, 52 anos, é natural de Estância (SE). Era o suplente de Siqueira Campos na coligação "Governo de Atitude", mas assumiu a vaga após o ex-governador desistir de concorrer. Gomes atuou como empresário antes de entrar na política. Foi secretário de Educação e Cultura em Xambioá em 1986. Exerceu mandatos como vereador de Palmas entre 1997 e 2003. Exerceu o mandato de deputado federal entre 2003 e 2015. Disputa uma vaga ao Senado pela segunda vez.

Farlei O Federal (PSL)

1º suplente: Felipe P. Jaime (PSL)
2º suplente: Túlio Jorge Chegury (PSL)

Farlei Meyer, 49 anos, nasceu em Santa Cruz do Sul (RS). É agente da Polícia Federal há 22 anos, tendo sido chefe do Núcleo de Inteligência da PF no Tocantins. É graduado em Direito, com pós-graduação em Direito Tributário pela UFT/Unitins, além de especialização em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Faz doutorado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). É a primeira vez que disputa um cargo público. Está em Palmas desde dezembro de 1996.

Irajá Abreu (PSD)

1º suplente: Wilson Souza (PSD)
2º suplente: Terciliano Gomes (PDT)

Irajá Silvestre Filho é natural de Goiânia. Tem 35 anos e já teve dois mandatos como deputado federal, um iniciado em 2011 e outro em 2015. No primeiro (2011-2014), licenciou-se para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária do Tocantins. Irajá Abreu é filho da senadora Kátia Abreu, candidata a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes, e do produtor rural Irajá Silvestre.

Melk Aires (Psol)

1º suplente: Edgar Gomes (Psol)
2º suplente: Cristovao (Psol)

Melquesedec Magalhães Aires, 54 anos, é natural de Brejinho de Nazaré (TO). Teólogo e produtor rural, Melk começou a carreira pública em 1998, como secretário de governo da Prefeitura de Palmas. Em 2002, assumiu uma das cadeiras de vereador da capital. Já ocupou os cargos de presidente do Banco do Empreendedor (BEM), vice-presidente do Naturatins e subsecretário de governo no executivo estadual.

Paulo Mourão (PT)

1º suplente: Professora Germana (PCdoB)
2º suplente: Dr. Luis Antonio (PT)

Paulo Sardinha Mourão (PT) nasceu em Cristalândia (GO) e tem 60 anos. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás, trabalhou como técnico agrícola numa cooperativa rural em Formoso do Araguaia. Foi prefeito de Porto Nacional (TO) e deputado federal, exercendo o mandato entre 1989 e 2003. Atualmente é deputado estadual, tendo sido eleito em 2015.


Vicentinho (PR)

1º suplente: Antonio Edinaldo da Luz Lucena (PR)
2º suplente: Homero Barreto (PR)

Candidato à reeleição como senador, Vicente Alves de Oliveira tem 61 anos. Nascido em Porto Nacional (TO), Vicentinho é pecuarista e piloto comercial. Foi deputado estadual de 1999 a 2006. Posteriormente, de 2007 e 2001, foi deputado federal. Assumiu o mandato de senador em 2011, com o indeferimento da candidatura do ex-governador Marcelo Miranda pela Justiça Eleitoral. No Senado, assumiu o cargo de primeiro secretário da Mesa, sendo responsável pela administração da Casa entre 2015 e 2016.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2018 Política Tocantins