Conheça os candidatos a senador pelo Rio Grande do Sul

Da Redação | 02/10/2018, 20h17

RIO GRANDE DO SUL - RS

Abigail Pereira (PCdoB)

1º suplente: Everlei Martins (PCdoB)
2º suplente: Márcia Lucas (PT)

Dilce Abgail Rodrigues Pereira, 58 anos, é natural de Caxias do Sul (RS). Formada em pedagogia com pós-graduação em psicopedagogia, é servidora pública na Biblioteca Municipal de Caxias e foi secretária estadual de Turismo. Iniciou a militância política em 1981 no movimento estudantil. Em 1984 filiou-se ao PC do B. Teve forte atuação na Constituinte.

Ana Varela (Pode)

1º suplente: Jean Carissimi (PDT)
2º suplente: Luciano Goldenberg (PV)

Ana Carla Varela do Nascimento, 38 anos, é natural de Tucuruí (PA). Corretora de imóveis, seguros e títulos de valores, vai concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo. Mora no Rio Grande do Sul há 8 anos.

Beto Albuquerque (PSB)

1º suplente: Adriane Cerini (PR)
2º suplente: Daiane Dias (PSB)

Luiz Roberto de Albuquerque é natural de Passo Fundo (RS) e tem 55 anos. Formou-se em direito e, em 1990, elegeu-se deputado estadual no Rio Grande do Sul, sendo reeleito em 1994. Em 1998, chegou à Câmara dos Deputados, reelegendo-se em 2002, 2006 e 2010. Foi candidato à vice-presidência da República na chapa liderada por Marina Silva em 2014.

Carmen Flores (PSL)

1º suplente: Evandro Soares (DEM)
2º suplente: Jessé James (Pros)

Carmen Zoleike Flores Inacio, 65 anos, é natural de Rosário do Sul (RS). Empresária do ramo do comércio de móveis em Porto Alegre, atuou na Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul e na Federação do Comércio de Bens e de Serviços no Estado do Rio Grande do Sul.

Cleber Soares (PCB)

1º suplente: Jonh Elvis (PCB)
2º suplente: Leandro Gonçalves (PCB)

Cleber Barcelos Soares, 45 anos, é natural de Porto Alegre (RS). Professor, funcionário público, militante e líder sindical, tem formação em história e trabalha nos Correios. Atualmente é dirigente nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos. Também é diretor da escola de samba porto-alegrense Imperatriz Dona Leopoldina.

Dra. Sandra Weber (SD)

1º suplente: Lando (PDT)
2º suplente: Carlos Varreira (Solidariedade)

Sandra Regina Marçolla Weber, 57 anos, é natural de São Paulo. Formada em medicina, é especialista e mestre em cardiologia. Foi vice-prefeita de São Gabriel (RS), vereadora (1997-2000) e secretária municipal de Saúde. Atuou como cardiologista e docente no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e na Faculdade de Medicina do ABC Paulista. Hoje atua na Santa Casa de São Gabriel.

João Augusto (PSTU)

1º suplente: Luiz Fernando Kist (PSTU)
2º suplente: Denior (PSTU)

João Augusto de Moraes Gomes, 49 anos, é natural de Passo Fundo (RS). Carteiro, é ativista das lutas sindicais da categoria de trabalhadores dos Correios e membro do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

José Fogaça (MDB)

1º suplente: Pastor Pedro Oliveira (PSC)
2º suplente: Ana Oliveira (MDB)


José Alberto Fogaça de Medeiros é natural de Porto Alegre e tem 71 anos. Formado em letras e direito, é compositor, poeta e professor. Foi deputado estadual (1979 a 1982), deputado federal (1983 a 1986) e senador por dois mandatos (1987 a 2002), tendo atuado na elaboração da Constituição. Foi prefeito de Porto Alegre (2005–2010).

Luiz Delvair (PCO)

1º suplente - Emerson Brotto (PCO)
2º suplente - Oscar de Souza (PCO)

Luiz Delvair Martins Barros nasceu em Pedro Osório (RS) em 1965 e completou o ensino médio. É funcionário dos Correios. Em 2016, concorreu a vereador por Porto Alegre.

Luiz Carlos Heinze (PP)

1º suplente: Drica de Lucena (PP)
2º suplente: Ireneu Orth (PP)

Luiz Carlos Heinze, 68 anos, é natural de Candelária (RS). Formado em engenharia agrônoma e produtor rural, foi professor e secretário municipal de Agricultura de São Borja (RS). Foi prefeito de São Borja (1993–1996) e hoje ocupa o quinto mandato como deputado federal do Rio Grande do Sul. Na Câmara dos Deputados, integrou o Conselho de Ética como suplente e foi vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Machado (DC)

1º suplente: Jomar (DC)
2º suplente: Getúlio Amaral (DC)

Luiz Carlos Machado, 64 anos, é natural de Santa Cruz do Sul (RS). Formado em administração de empresas, é servidor da prefeitura de Porto Alegre na Coordenação de Cartografia e Projetos Geométricos da Secretaria do Planejamento. Também é corretor de imóveis e presta consultoria na área.

Mario Bernd (PPS)

1º suplente: Micheli Petry (PSDB)
2º suplente: Marli Iglesias (PTB)

Mário Bernd Neto, 68 anos, é natural de Porto Alegre (RS). Formado em medicina, foi deputado estadual de 1999 a 2002 e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2000. Entre 2007 e 2011, foi diretor e presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Marli Schaule (PSTU)

1º suplente: Roberto Rost (PSTU)
2º suplente: José Guilherme (PTB)

Marli Schaule, 62 anos, é natural de Três Passos (RS). Professora aposentada, tem graduação em geografia e pós-graduação em metodologia do ensino de geografia. Foi representante dos aposentados no Conselho Geral do CPERS (o sindicato dos professores do estado) e coordenadora regional do Movimento Mulheres em Luta e da executiva regional da CSP – Conlutas.

Paulo Paim (PT)

1º suplente: Cleonice Back (PT)
2º suplente: Reginete Bispo (PT)


Paulo Renato Paim é natural de Caxias do Sul (RS) e tem 68 anos. É atual senador pelo PT. Metalúrgico, em 1985 filiou-se ao PT e, em 1986, foi eleito deputado federal, atuando como constituinte. Foi reeleito em 1990, 1994 e 1998. Elegeu-se ao Senado em 2002 e 2010. Foi primeiro-vice-presidente da Mesa do Senado no biênio 2003–2005 e presidiu a Comissão de Direitos Humanos (CDH), por duas vezes, e a CPI da Previdência. É autor, entre outros projetos, dos Estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e da Pessoa com Deficiência.

Romer Guex (Psol)

1º suplente: João Ezequiel (Psol)
2º suplente: Osmar Tonini (Psol)

Romer dos Santos Guex, 53 anos, é natural de Viamão (RS). Advogado pós-graduado em direito administrativo e em direito do estado, é professor de direito constitucional e administrativo em cursos preparatórios para concursos. Foi secretário municipal da Fazenda e do Desenvolvimento e vereador por cinco mandatos (1998 a 2005).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)