Aprovado novo diretor da Comissão de Valores Mobiliários

Da Redação | 05/09/2018, 13h16

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a indicação de Carlos Alberto Rebello Sobrinho para o cargo de diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Foram 38 votos favoráveis, 4 contrários e 1 abstenção.

A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda que tem como objetivo fiscalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Rebello exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2019, em substituição a Gustavo Rabelo Tavares Borba, que deixa o cargo neste mês.

O indicado havia  sido sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na tarde de terça-feira (4), quando destacou a importância da segurança jurídica, da transparência e da proteção dos investidores que atuam no mercado de capitais.

Questionado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) sobre normas de transparência, inclusive na divulgação de salários de executivos de empresas abertas, Rebello Sobrinho disse que, apesar de alguma resistência inicial, a norma tem sido cumprida.

Economista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rebello Sobrinho ingressou na CVM por meio de concurso público, o primeiro da instituição, em 1978.

A CVM tem um comando colegiado composto de um presidente e quatro diretores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)