Lasier Martins lamenta morte de Paixão Côrtes, pesquisador da cultura gaúcha e criador dos CTGs

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/09/2018, 16h36

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (4), o senador Lasier Martins (PSD-RS) lamentou a morte de João Carlos Paixão Côrtes, folclorista, compositor, tradicionalista e pesquisador da cultura gaúcha, morto em 27 de agosto, aos 91 anos de idade. Foi ele o criador dos Centros de Tradições Gaúchas, segundo o senador.

— Hoje há centros de tradições por todo o Brasil. Aqui em Brasília, há dois centros de tradições. No Rio Grande do Sul, são dezenas. Em todos os estados brasileiros têm centros de tradições. E em vários países, inclusive no Japão e nos Estados Unidos —, acrescentou.

Ideb

Lasier também demonstrou preocupação com o baixo desempenho dos estudantes brasileiros na educação básica .

Na última avaliação feita pelo governo para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, a melhor nota ficou com os estudantes do Espírito Santo, que alcançaram uma média de 4,4. Esse valor, segundo o senador, ficou abaixo da expectativa do governo, que aguardava uma média de 4,7, numa escala que vai de zero a dez.

De acordo com o parlamentar, os estudantes do Rio Grande do Sul, que, até a década de 70 do século passado, se destacavam como os melhores do país em desempenho escolar, ficaram com a oitava posição, com nota de 3,8.

— Por isso, é de causar perplexidade como é que nós chegamos a um patamar tão baixo. E o meu estado também não consegue superar essa baixíssima qualidade do ensino —, destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)