Humberto Costa culpa Mendonça Filho pela tragédia do Museu Nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/09/2018, 17h40

O senador Humberto Costa (PT-PE) denunciou nesta terça-feira, no Plenário, que o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro no domingo (2) foi a consequência do que qualificou de incompetência, negligência e má gestão. Para ele, a responsabilidade pela tragédia é do governo federal e de seus aliados, que estrangularam os recursos necessários para manter essas instituições.

O parlamentar pernambucano lembrou que os governos do PT aumentaram em 980% os investimentos nos museus em apenas uma década: de 20 milhões em 2001, o montante destinado pelo orçamento pulou para 216 milhões.

Humberto acusou o deputado federal de Pernambuco, Mendonça Filho, de ser um dos responsáveis pela tragédia. Primeiro, por sabotar o governo da presidente Dilma Rousseff como líder do DEM, e depois, como ministro da Educação de Michel Temer.

— Lá atrás ele foi o responsável pelo estrangulamento do Museu Nacional e, quando ministro da Educação – eu diria que o pior da história do Brasil –, acabou o trabalho ao dizimar os recursos do MEC repassados à Universidade Federal do Rio de Janeiro para que ela mantivesse a instituição —, protestou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Humberto Costa